• 211020 banner
  • 20211022    SS Justina Fachini
  • Outubro Rosa
  • Inscrição para seleção da Câmara Mirim 2022
  • Inscrição para seleção da Câmara Mirim 2022
  • Audiência Pública
Imprimir
PDF

Moradores da região Sul participam de audiência do Plano Diretor

Publicado em Notícias - Comissões

Palco da Feira da Sapatilha

Os moradores da região da Subprefeitura Sul - bairros Boehmerwald, Floresta, Itaum, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina - participaram da oitava audiência pública para discutir a revisão do Plano Diretor (PLC 61/2018), na noite desta quinta-feira (7), na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Petrópolis. Acessibilidade, mobilidade, educação e segurança foram o clamor da comunidade, que se sente “esquecida”.

Como em todas as audiências públicas, o presidente da Comissão de Urbanismo, Diego Machado (PSDB), explicou aos presentes, a necessidade da revisão do Plano Diretor e que a última revisão foi feita em 2008. O Plano Diretor tem por finalidade nortear a política urbana e a previsão de diretrizes para as áreas da saúde, educação, habitação, segurança, cultura, turismo, entre outras, além de traçar parâmetros para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O relator do projeto, Wilian Tonezi (Patriota), apresentou os tópicos gerais da proposta, enviada pela prefeitura à Câmara em 2018, e enfatizou que a participação dos munícipes pode acontecer até o último dia do mês de outubro através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou por meio de visitas aos gabinetes dos vereadores. “Se queremos mudanças, elas devem ser apontadas no Plano Diretor. Todas as mudanças, como um novo acesso, uma avenida ou novo corredor, tem que estar no Plano Diretor da cidade” afirma Tonezi.

Aproximadamente 30 moradores da região e 11 vereadores participaram da reunião. Para o Padre José Carlos de Oliveira, o número de participações é muito pequeno comparado com o número de pessoas que reclamam por falta de educação, transporte, educação, saneamento, insegurança e infraestrutura.

Paulo Sérgio Suldovisk, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), fez um apelo para que os vereadores incluam nas emendas acessibilidade e mobilidade para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Ele acrescentou que acessibilidade e mobilidade é para todos e não somente para quem depende de transporte coletivo.

Vanderlei Quintino, presidente da Associação Paralímpica de Joinville, cobrou dos parlamentares investimentos na área educacional e esportiva. Para ele, é importante que jovens tenham incentivos em atividades esportivas no contraturno escolar.

Nilton José Reinert Junior, morador do bairro Petrópolis e presidente do Conselho de Segurança dos bairros Petrópolis, Boehmerwald, Parque Guarani e João Costa e primeiro-secretário da Associação de Moradores Monsenhor Sebastião Scarzello, falou que a região cresceu muito ao longo dos anos, mas infelizmente, a estrutura não acompanhou e a falta de segurança na avenida Paulo Schroeder é uma das maiores reclamações que recebe dos moradores.

A professora, Carolina Aparecida Gonçalves Schwabe, disse que o bairro Petrópolis carece de construção de novas creches e investimentos na área de lazer com a construção de parques para que famílias possam usufruir de um ambiente com mais qualidade de vida.

Os vereadores

Os vereadores presentes se manifestaram pedindo para que a comunidade participe da revisão do Plano Diretor dando sugestões. O vereador Neto Peters (Novo) disse que fez mais de 160 anotações de todas as audiências públicas que participou. Ele acrescentou que foi feito um ofício para a Secretaria Municipal de Infraestrutura dar explicações e apresentar um cronograma sobre as limpezas dos rios.

Lucas Souza (PDT), comentou que as regiões sul e sudeste necessitam de mais atenção do executivo, pois são os bairros mais esquecidos.

Na sua manifestação, Claudio Aragão (MDB) disse que solicitou uma emenda ao Plano Diretor para aplicabilidade municipal de acessibilidade e falou também que tem aprovado recurso de 32 milhões de dólares para obras de micro e macrodrenagem na sub-bacia do rio Itaum-Açú.

Questionada pelo munícipe sobre animais abandonados, a vereadora Tânia Larson falou que no Plano Diretor de 2008 não tem citação de controle populacional de cães e gatos. Porém, será feita uma emenda para incluir no Plano Diretor a ser aprovado agora. Tânia, também chamou atenção para acessibilidade, mobilidade e educação, pois a região sul carece de mais atenção do poder executivo.

Luiz Carlos Sales (PDT) lembra que essa discussão é algo que já deveria ter ocorrido há muito tempo. “Faltou organização do Poder Público para entregar qualidade de vida para as famílias joinvilenses.

O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), disse que é importante o papel da sociedade de cobrar, porém, destacou que o vereador não faz obras, mas as reivindica.

O vereador Wilian Tonezi (Patriota), disse que mobilidade urbana é um pedido unânime em todas as audiências públicas. Ele acrescentou que um dos objetivos que consta no Plano Diretor é não deixar a periferia da cidade se desenvolver. Ele ainda lembrou que “Joinville foi planejada para ser uma vila, e hoje se tornou uma metrópole. Somos a cidade dos remendos, dos puxadinhos, sem planejamento”.

Também participaram da reunião os vereadores: Ana Lucia (PT), Sidney Sabel (DEM), Brandel Junior (Podemos).

Mais Audiências Públicas

A nona audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor está marcada para dia 8 de novembro, às 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. Estão programadas, porém, sem datas definidas mais duas audiências para ouvir representantes de entidades de classe.

Até o momento foram promovidas pela Comissão de Urbanismo oito audiências públicas para discutir o projeto de Lei 61/2018. Os vereadores discutiram com a comunidade nas regiões de Pirabeiraba, Vila Nova, Costa e Silva, Paranaguamirim, Aventureiro, Iririú, Nova Brasília e Boehmerwald.


Texto
Gretchen Gartz
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Josi Tromm

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br